Inprevid – Instituto de Previdência Social

INPREVID TEM DESTAQUE NA REVISTA VIDEIRA EM AÇÃO

A Revista Videira em Ação, de publicação anual, é elaborada e divulgada pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Videira, compilando os principais avanços e melhorias no Município, com o intuito informativo e educativo.

Na 7ª edição da revista, o INPREVID teve destaque em dois assuntos: a Reforma da Previdência Municipal de 2023, e a conquista da Certificação Institutcional Pró-Gestão RPPS Nível I.

Seguem abaixo os textos da revista:

Reforma da Previdência Municipal: ação necessária e transparente

Para salvar a saúde do INPREVID e garantir os benefícios atuais e futuros dos aposentados e pensionistas do serviço público, sem comprometer investimentos com outras áreas, o Município realizou a Reforma da Previdência dos Servidores Públicos Municipais, conforme recomendação da Emenda Constitucional nº 103/2019.

A ação foi necessária tendo em vista que o INPREVID apresentava um déficit atuarial de R$ 252 milhões (ano-base 2022, divulgado em março de 2023), colocando em risco os recursos para assegurar o pagamento dos benefícios fututos. A proposta foi discutida e elaborada por uma comissão composta por servidores efetivos do município, equipes do INPREVID e representantes do SINTRAMUVI (Sindicato dos Servidores de Videira), e aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores.

INPREVID conquista certificação de excelência

Em reconhecimento ao trabalho realizado pelo Município, o Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Videira – INPREVID recebeu, no mês de fevereiro de 2023, uma certificação especial: o Selo de Qualidade de Gestão Previdenciária, que demonstra o compromisso com a transparência, controle, nível de serviços prestados e governança da Previdência Municipal de Videira. A Certificação Institucional Pró-Gestão RPPS (Regimes Próprios de Previdência Social) Nível I foi concedida pelo Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ-Brasil), após uma auditoria. Para se ter uma ideia, no Brasil todo, existem 2.144 RPPS, dos quais apenas 183 são certificados. Com isso, Videira entre no seleto grupo dos RPPS que comprovaram a qualidade na gestão da Previdência Municipal, fruto de um trabalho conjunto entre o INPREVID e o Município.

Para ler a revista na íntegra, acesse o link: Revista Videira em Ação – 7ª Edição.